Responsabilidade social
O Instituto Infnet acredita que sua atividade, por si só, já tem um forte impacto transformador, pois forma profissionais de alto nível para o mercado de trabalho. Além disso, a instituição impacta diretamente a sociedade colaborando em ações sociais de diferentes naturezas.
Em parceria com a Prefeitura e articulação com a Assespro, o Infnet formou centenas de jovens para atuarem no mercado de TI pelo projeto Forsoft, tendo sido inclusive premiado pelas Nações Unidas. Tratam-se de cursos gratuitos de Programação de Computadores, Administração de Sistemas e Inglês Instrumental voltado para TI, para jovens com idade entre 18 e 24 anos, que estejam no último ano do Ensino Médio. Esses jovens, apadrinhados por empresas que os contratam após o curso, têm fortes chances de seguirem carreira em TI e ascenderem socialmente.
Em 2020, iniciamos o projeto GeekPower para trazer mais jovens, especialmente alunas, para a área de tecnologia. O projeto é gratuito e voltado para alunos do ensino médio. O processo seletivo prioriza as alunas, que estão sub representadas na área de programação. Realizamos também o curso Afreektech, em parceria com o Movimento Black Money Brasil para formação em marketing digital, modelagem de negócios e programação voltado para mulheres negras.
O Instituto já colaborou diretamente para projetos de ONGs como a Ação da Cidadania, COEP (Rede Nacional de Mobilização Social) e o Banco da Providência. Aproveitando-se do ciclo de palestras, o Infnet já arrecadou com seus alunos mais de 30 toneladas de alimentos, que foram doadas ao Instituto de Apoio e Assistência Social Casa do Papai Noel, ao Movimento Viva Rio e outras ONGs de igual seriedade.